Transplante ou Implante?

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Implante

  • Material artificialmente elaborado que é inserido ou enxertado em uma estrutura orgânica, de modo a fazer parte integrante dela. Exemplo, implante dentário, prótese.
  • A palavra implante de cabelo ou de cabelos, somente estaria correta de ser utilizada se estivesse referindo ao implante de fios sintéticos.

Transplante

  • Transferência, de um organismo para outro, de tecido (exemplo: medula óssea, pele, cabelos, entre outros) ou de um órgão ou parte dele (coração, pulmão, fígado, rim, etc.) a fim de compensar ou substituir uma função perdida.

OUTRAS INFORMAÇÕES IMPORTANTES

O transplante capilar é um procedimento de risco mínimo e muito seguro.

Complicações significativas são extremamente raras.

Alguns pacientes se  referem à uma “tensão” na área doadora por 1 a 2 dias sendo lhes então prescrito um analgésico leve para aliviar essa sensação.

Pequenas crostas se formam sobre cada enxerto. Elas podem ser camufladas pelo cabelo pré-existente penteado sobre elas.

O cabelo transplantado parece crescer, mas logo se desprende do couro cabeludo; as raízes, porém, permanecem em estado dormente por 03 meses, quando então os novos cabelos começam a crescer.

Pequenas inflamações podem ocorrer ocasionalmente ao redor de um folículo recentemente transplantado e são semelhantes a um pelo encravado ou espinha. Habitualmente regridem espontaneamente ou com o uso de compressas quentes. Caso persiste o médico com uso adequado de instrumental esterilizado auxilia o nascimento do pelo.

A cicatriz da área doadora devido à retirada da pele doadora é habitualmente bem estreita e pode ser facilmente escondida pelo cabelo circundante.

Os locais enxertados na área receptora frontal evoluem sem deixar cicatrizes visíveis e são cobertas pelo cabelo transplantado.

Em alguns pacientes um inchaço maior ou menor pode ocorrer na testa, nos primeiros dias, mas não deve causar preocupação, pois desaparece pouco tempo depois com o uso de compressas frias ou geladas.

Alguns pacientes referem uma pequena área de dormência acima da incisão doadora e na área central do couro cabeludo por alguns meses. Nenhuma perda de sensibilidade será perdida, se ocorrer, será momentânea.

VERDADE OU MITO?

Uso frequente de boné, lavar muito a cabeça, capacete de moto, etc… não fazem ninguém ficar calvo.

Pode acontecer da pessoa que já tinha predisposição genética para a calvície sofrer uma aceleração nesse processo e ficar calva um pouco mais cedo, mas ficaria exatamente com a mesma calvície sem a atuação desses fatores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *