Adıyaman – Monte Nemrut

0 Flares Twitter 0 Facebook 0 Filament.io 0 Flares ×

Adıyaman é uma cidade e distrito, capital da província homónima e faz parte da Região do Sudeste da Anatólia. O distrito tem cerca de 280 mil habitantes.

É uma das cidades turcas com crescimento demográfico mais acelerado, já que a sua população em 1990 era de 100 045, menos de metade da de 2012 (273 mil).

O seu principal ponto turistico é o Monte Nemrut, que é o primeiro relevo a destacar-se no norte da Mesopotâmia, e atinge uma altitude de 2 150 metros acima do nível do mar. Está classificado pela UNESCO como como Património Mundial desde 1987.

No topo do Monte Nemrut encontram-se as ruínas do túmulo e hierotheseion do rei Antíoco I (ou Antiochus Theos), um dos reis do pequeno Estado Helenístico de Comagena. Numa inscrição de culto, o Rei Antíoco declara que construiu o monumento para os anos e gerações que se lhe seguissem “como uma dívida de agradecimento aos deuses e aos seus antepassados deificados pela sua manifesta assistência”.

Para a construção deste monumento funerário, construído com grandes lajes de pedra e de configuração piramidal, o topo original do monte Nemrut foi removido. As plataformas Este e Oeste do monte, que correspondem à base do túmulo, são templos a céu aberto com imensas estátuas de leões, águias e estátuas gigantescas de deuses e do rei Antíoco, a maior parte extraordinariamente bem preservadas. Estão dispostas da mesma forma em ambas as plataformas e correspondem às estátuas dos deuses Apolo, Zeus, do meio-deus Hércules, da deusa Comagena da fertilidade Tique e do rei Antíoco de Comagena.

Conheça o Monte Nemrut conosco , entre em contato em: 

turquiaguia@gmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *