Dicas sobre como andar na Turquia

  • Cartão do hotel ou Endreço

Tenha sempre à mão ou na carteira um cartão do hotel, com nome e endereço direitinho. Não saia do hotel sem cartão do hotel. A xerox do passaporte facilitará muita coisa, pois não recomendamos que saia do hotel com passaporte na bolsa. Porquê no caso de perder, com certeza vai necessitar mais burocracia.

 

  • Taxi

Procure pegar sempre o táxi na porta do hotel, e escreva o nome do local (em inglês pelo menos,) onde você quer ir num papel e mostre para o taxista.

Não recomendamos que peque o taxi estacionado perto dos monumentos turísticos. Muitas vezes, são taxis piratas e causam problemas para os turistas

Não recomendamos que peque o taxi estacionado perto dos monumentos turísticos. Muitas vezes, são taxis piratas e causam problemas para os turistas

Taxistas geralmente não falam Inglês. Ao entrar no taxi diga: “Merhabá”, que quer dizer “Olá”, e o cara já sente sua amabilidade. Mostre o cartão do hotel e diga “Lütfen”, quer dizer “por favor”, aí ele já nota seu esforço e te leva direitinho.
Caso se perca, será impossível voltar para o hotel sem o cartão, pegue vários ou escreva em umpapel..

Observação:  Analise a nossa oferta de carro com motorista em Istambul. Você passeia e o nosso motorista que fala inglês ou até espanhol, te dá o melhor serviço de transporte com total segurança. mande e-mail : turquiaguia@gmail.com

 

  • No caso de precisar pegar um táxi enquanto você esteja fora do hotel, tente pedir ao concierge do local, ou alguém conhecido para pegar um táxi que tenha um vínculo oficial com alguma cooperativa que muitas vezes são avisadas pelas propagandas coladas nas portas dos táxis.

 

  • Notas da moeda turca

Tenha sempre pequenas notas da nossa moeda local (Lira Turca). Em vários cantos da cidade você pode encontrar com as casas de cambio que facilmente pode trocar qualquer moeda na hora. Confira os desenhos e as cores das nossas notas de Liras Turcas.

turk-lirasi_

O cara mais aparecido nas notas é o fundador da república turca, chama se de Mustafa Kemal Ataturk. O personagem mais importante em nossa história mais recente

türk lirası_küçükler

Os tamanhos das nossas notas são quase iguais os tamanhos das notas de Euros

 

 

  • Faça a reserva antecipadamente e não deixe nada para última hora em Istambul.

 

  •  Alugar o carro no interior é bom? 

As estradas na Turquia são muito boas, asfaltadas e, com a ajuda de um GPS, é fácil circular por lá. Só não se esqueça, caso esteja em Istambul, que de lá até a Capadócia é uma longa jornada ao volante, são mais de 800Km. E na Turquia, devido às muitas obras nas rodovias e também às pistas sinuosas, 800Km significam de 10h a 12h de viagem. Mas mesmo assim, há uma possibilidade de você alugar um carro de uma cidade e devolver numa outra cidade, caso goste de dirigir.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *