fbpx
Hit Enter to search or Esc key to close
booked.net
Blog thumbnail

Brasileira ensina como fazer Baklava em casa

Brasileira ensina como fazer Baklava em casa

Blog thumbnail Curiosidades

Baklava: Aprenda a fazer o doce turco

Estamos longe de ser um blog de receitas ou gastronomia, mas se algum leitor tiver a oportunidade de produzir Baklavas para vender no Brasil, podemos considerar este post como um sucesso! Trouxemos a receita do doce turco mais conhecido, a BAKLAVA.

#PraCegoVer: Na imagem, minha mão segura uma baklava bem recheada com pistaches verdinhos. Ao fundo há uma caixinha com mais um doce.

História do doce:

Existem evidências de livros contábeis para as cozinhas do sultão Mehmed II (1451-1481), em meados do século XV, que indicam que os cozinheiros do sultão produziam freqüentemente as finas camadas de massa filo e depois enchiam essa massa com diferentes misturas doces. Os turcos chamam essa massa de yufka. Os recheios podem variar de acordo com a estação: amêndoas e pistaches são os mais usados.

As mais baratas, são embebidas em uma calda açucarada, mas as originais levam o mel puro. São muitas camadas de massa finíssima, que se tornam quase crocantes. O recheio e a calda entram após o cozimento, o que carameliza a baklava e oferece muito sabor!

Aprenda a fazer

Se você quer fazer baklava em casa, confira a receita, pensada com uma mistura de calda de açúcar e mel.

Ingredientes para a Baklava:

  • 6 xícaras (chá) de nozes, amêndoas ou pistaches picados
  • 1 colher (chá) de canela em pó (5 ml)
  • 450 g de massa filo
  • 1 xícara (240 ml) de água
  • 1 xícara (200 g) de açúcar
  • 1/2 xícara (120 ml) de mel
  • 1 colher (chá) de baunilha

Preparo:

  1. Preaqueça o forno a 180 °C e unte o fundo e as laterais de uma forma refratária (23×33 cm) com a manteiga derretida.
  2. Misture os pistaches com a canela e reserve.
  3. Abra a massa filo e corte-a do tamanho exato da sua forma. Forre a forma com duas folhas de filo e pincele a massa de cima com manteiga. Repita o processo até que você tenha montado 8 camadas com as folhas de massa filo. Por cima da última camada, coloque os pistaches e então cubra-os com 2 folhas de filo. Pincele a folha de cima com manteiga e repita esse processo até que tenha de 6 a 8 camadas.
  4. Usando uma faca afiada, corte a massa no formato de quadradinhos iguais. A massa deve ser cortada até a última camada, no fundo da forma. Asse-a por aproximadamente 50 minutos ou até que a baklava esteja crocante e dourada.
  5. Enquanto a baklava está assando, prepare a calda. Ferva a água com o açúcar e, quando o açúcar estiver dissolvido, acrescente o mel e a baunilha. Diminua o fogo e deixe a calda cozinhar por 15 minutos. Em seguida, retire do fogo e deixe esfriar.
  6. Retire a baklava do forno e regue-a com a calda. Guarde a baklava sem tampa, para manter a crocância.

Como comer Baklava:

Existe uma “regrinha” para melhor apreciação de uma verdadeira Baklava! A dica é comê-la “de cabeça para baixo” para que a parte com mais calda encoste no palato e os sabores sejam melhor distribuídos. É possível apreciar acompanhada a sorvete de baunilha, para suavizar o doce.

E aí? Curtiu? Se fizer esta receita, mande uma foto para nós ou marque o @livreseselvagens no Instagram!

Você pode comprar Baklava em Istambul no Bazar das Especiarias, confira o post aqui.

Curta, compartilhe e comente! Adoramos saber quando você aprecia nosso conteúdo. 🙂

Para saber todo detalhe sobre doces e dicas da Amanda, acesse o blog dela

Aprenda também a preparar um tradicional chá turco

Criado há milhares de anos, o chá é uma das bebidas mais populares do mundo. Na Turquia, a bebida ganhou tanto status que se tornou uma própria identidade da cultura local, devido a sua forma de preparação e o ato de ser servido como sinal de hospitalidade.

Chamado de türk çayi, o chá turco é servido em um copo pequeno com formato de tulipa, símbolo do país. A bebida é oferecida aos visitantes em qualquer lugar e a qualquer hora do dia, antes ou depois de uma refeição.

De acordo com as estatísticas, um turco consome, em média, 10 xícaras de chá por dia. Com um sabor intenso e forte, ele pode ser preparado mais escuro ou mais claro, dependendo do gosto de quem o consome. Primeiro, deve ser colocado no copo em formato de tulipa o chá puro e depois ir a pessoa vai adicionando água quente.

Como preparar

Para preparar o verdadeiro chá turco é preciso utilizar um equipamento chamado çaydanlik, que são duas chaleiras sobrepostas. Na chaleira pequena, coloca-se uma colher de sopa de chá preto para cada pessoa que será servida. Já a chaleira maior deve ser completada com água.

Coloca-se as duas chaleiras – uma sobre a outra – no fogo. Quando a água começar a ferver, ela deve ser transposta para a chaleira menor e a chaleira maior deve ser completada com água novamente. Então, as duas chaleiras vão ao fogo sobrepostas até ferverem entre 10 e 15 minutos.

O chá está pronto e deve ser fervido quente. Para servir um chá preto forte, basta servir dois terço do copo de chá e adicionar água fervente para completá-lo; a bebida ficará em um tom marrom escuro. Para servir um chá preto fraco, basta servir um terço do copo de chá e adicionar água fervente para completá-lo; a bebida ficará em um tom de marrom claro.

Caso quiser comprar chá turco no Brasil acesse aqui:

https://www.anuncioslivres.com/cha-turco-zona-sul-de-sao-paulo-mas-envio-para-todo-brasil-2023919

 

Leave a reply

Your email address will not be published.

Open chat
Olá!
Bem-vindo(a) em nosso site!
Por favor me passe mais detalhes sobre seu plano!
Se você tem interesse em algum pacote publicado em nossa página, por favor passe para nós qual você mesmo.
Sendo assim, iremos atender você com o jeito mais prático e correto!