fbpx
Hit Enter to search or Esc key to close
booked.net
Blog thumbnail

Fethiye, cidade paradisíaca – um itinerário para conhecer a Fethiye

Fethiye, cidade paradisíaca – um itinerário para conhecer a Fethiye

Blog thumbnail Cidades da Turquia

Turismo na Turquia: Conheça as incríveis atrações e pontos turísticos de Fethiye

feyza-dogan-waSXNtcGa3o-unsplash.jpg

Foto: Feyza Dogan – Unsplash

Fethiye é uma incrível região turística localizada ao centro do Mediterrâneo Ocidental, famosa por ser uma importante base para passeios de cruzeiros e iates. Apesar de seu forte crescimento, o local ainda é discreto e não possui a mesma popularidade que outras regiões turísticas da Turquia, como Istambul, Capadócia e Bodrum. No entanto, suas atrações são tão encantadoras que merecem a atenção de qualquer turista que deseja visitar o país. Neste post, confira informações sobre o incrível local: 

Fethiye é o local perfeito para explorar muitas das atrações turísticas situadas ao longo da costa da Turquia. A região é rica em natureza, praias lindas com águas de beleza inimaginável e monumentos históricos ricos em história. Entre suas principais atrações, estão: 

– Obras dos Lícios

Os Lícios governaram a costa da Turquia durante o início dos anos 200 aC, e a atual Fethiye sedia a histórica cidade de Telmessos. Existem muitos monumentos espalhados pela cidade, mas o mais famoso é a Tumba de Amintas, escavada na rocha, ao sul do pequeno centro turístico. Em Kaya Caddesi, ao subir a colina em direção ao túmulo, é possível encontrar sarcófagos daquele período ao longo do caminho.

– Teatro romano

Quando os romanos conquistaram a Turquia, eles permitiram certo grau de independência e governança aos Lícios, mas isso não os impediu de deixarem sua própria marca na cidade que exerciam domínio.

Na região central de de Fethiye, logo atrás do porto, encontra-se o teatro romano, fundado no século 2 aC e que servia a população através de seus 6.000 assentos.  

Atualmente, o local está passando por uma séria restauração. No entanto, é possível subir até o nível superior dos assentos e ter excelentes vistas da cidade e do mar. Além disso, o espaço conta com um parque, que é um excelente lugar para relaxar embaixo das sombras das árvores em um dia quente de verão.

– Museu de Fethiye

Esse museu concentra-se em destacar os achados da Lícia de Telmessos, bem como registros das antigas comunidades de Tlos e Kaunos. Este pequeno local também exibe cerâmica, joalharia, pequenas estátuas e pedras votivas (incluindo as importantes Estelas Grave e as Estelas da Promessa). Sua posse mais significativa é a chamada Estela de Letoön, datada de 338 aC, que foi usada para decifrar o idioma nativo de Lícia com a ajuda do grego antigo e do aramaico. Todas as exposições são rotuladas em inglês e turco

O local também abriga um mosaico do Templo de Apolo de Letoön com uma lira, um arco e flecha e um centro floral. Já o jardim ao redor do museu contém um excelente lapidário composto principalmente por sarcófagos da Lícia e lápides romanas, algumas delas retratando os primeiros símbolos e anjos cristãos.

– Mercado municipal de Fethiye

Às terças-feiras, um bazar gigante se instala a leste da cidade velha, em frente à principal rodoviária da cidade.

Visitar o mercado é uma grande oportunidade para “sentir na pele” o dia a dia dos locais e experimentar algumas especialidades locais e ingredientes típicos como nozes, azeitonas em conserva e fumadas, frutos secos, uma grande variedade de grãos, lentilhas e queijos.

Além disso, neste local também é possível encontrar roupas e acessórios como bolsas, cintos, sapatos, camisas de futebol, relógios e óculos de sol.

– Praia de Ölüdeniz

 
youhana-nassif-wzDl9U0A0DI-unsplash.jpg
Foto: Youhana Nassif – Unsplash

Há apenas dez quilômetros ao sul da cidade de Fethiye, encontra-se essa praia que destaca um cenário de rara beleza.

A Praia de Ölüdeniz fornece uma vista encantadora, com águas límpidas e um tom hipnotizante de turquesa que brilha à luz do sol.

Além da praia, muitas outras atrações tornam este lugar especial. Entre elas, está a paisagem montanhosa do pico de Babadağ, que conta com um pouco menos de 2.000 metros e se eleva a apenas cinco quilômetros, oferecendo uma bela vista de toda a região.

Atrás da extremidade norte da praia está uma lagoa protegida como reserva natural, com águas de tom azul mais escuro.

Existem clubes de praia nas margens da lagoa, com espreguiçadeiras onde o turista pode simplesmente entrar na água quente e rasa ou alugar um pedalinho para uma pequena viagem.

– Praia Çalis

A Praia Çalis estende-se por quilômetros e destaca-se por sua mistura de areia escura. Sua costa é banhada por ondas moderadas a moderadas.

No local, há um calçadão que se estende por toda a praia, onde o turista poderá encontrar diversas lojas, restaurantes, pousadas e hotéis.

O pôr de sol na praia de Çalis é considerado como um dos mais bonitos de toda a Turquia. Durante o fim do dia, as águas do golfo e o céu ganham um tom dourado. Certamente, o cenário que este local fornece é único e inesquecível. 

– Saklıkent

No interior rochoso de Fethiye, encontra-se o Canyon Saklıkent. As estatísticas acerca desta maravilha natural são impressionantes: o cânion tem 18 quilômetros de comprimento, até 300 metros de profundidade e estreita para apenas dois metros de largura.

O local quase não recebe luz solar e é alimentado por fontes frias das montanhas Bey, portanto, este é um lugar privilegiado para aqueles que desejam fugir do calor do verão.

Sem dúvidas, é uma atração imperdível para aqueles que querem observar um pouco da variedade natural existente em Fethiye e a riqueza ambiental sediada dentro do território turco. 

– Patara

neil-fedorowycz-pfsoBr7m6W4-unsplash.jpg

Foto: Neil Fedorowycz – unsplash

Patara é o lar da maior praia da Turquia. No passado, foi uma cidade importante na Liga Lícia, e muitas ruínas ficam próximas à área da praia.

As ruínas da antiga Patara são acessadas por um portão de arco triplo da era romana próximo a um teatro bem preservado, uma rua com colunas, um complexo de banhos e muitos túmulos. A cidade foi usada até o período bizantino, e também pode ser vista uma basílica.

Outra reivindicação de fama de Patara é que também é o local de nascimento de São Nicolau de Mira,  bispo do século IV que se tornou o “Papai Noel”.

– Ruínas de Tlos

nafi-durmus-Btmbr2ibiQs-unsplash.jpg

Foto: nafi durmuş – unsplash

No alto das colinas que cercam Fethiye, encontra-se Tlos –  outra ruína da cidade da Lícia. Coroando a colina arredondada da acrópole, estão os restos de uma fortaleza otomana. Os Lícios não eram os únicos a apreciar uma boa posição de fortaleza nas montanhas, e esta fortaleza foi usada por vários bandidos locais durante o domínio otomano.

Parte da diversão de se aventurar por Tlos é observar ruínas e o legado de diferentes civilizações e épocas. Por exemplo, a fortaleza decadente no topo é otomana, mas com paredes do período do domínio Lício e Romano.

Existem tumbas de pedra da Lícia, a mais grandiosa das quais é a Tumba de Belerofonte, semelhante a um templo, com um relevo na varanda mostrando o herói homônimo cavalgando Pégaso e uma escultura de um leão ou leopardo dentro.

Há um teatro do período romano com detalhes de guirlandas esculpidas, bem como um estádio, um mercado e uma basílica cristã primitiva.

– Xanthos

nafi-durmus-4cU0oi7qA6E-unsplash.jpg

Foto: nafi durmuş – unsplash

Xanthos era a capital da antiga Licia, e é considerada por alguns especialistas em história como “a república mais antiga do mundo”. Esta liga de 20 cidades era governada por uma assembleia popular e um presidente. Atualmente, o local é protegido pela UNESCO. 

Embora muitos dos mais belos monumentos de Xanthos tenham sido levados para a Inglaterra no século XIX, alguns belos mosaicos ainda estão expostos, entre eles: o teatro, a ágora e a acrópole.

Além do teatro romano, à esquerda da estrada, fica o pedestal que outrora abrigou o Monumento a Nereida, um templo icônico com rica decoração escultórica (agora exposto no Museu Britânico). À direita da estrada está o portão da cidade helenística. As muralhas da cidade, com extensões consideráveis ainda visíveis, datam provavelmente do século III aC.

– Letoön

nafi-durmus-FgzV2VVud9s-unsplash.jpg

Foto: nafi durmuş – unsplash

Esta ruína protegida pela UNESCO foi um importante centro religioso dedicado à deusa grega Leto que, segundo a mitologia local, foi banida para a Lícia pela esposa ciumenta de Zeus, Hera, após um caso com o grande deus grego. 

Os três templos sediados no local são dedicados a Leto e aos filhos gêmeos de Zeus, Apollo e Artemis, a atração destaca-se pelo piso mosaico bem preservado dedicado ao deus Apolo.

– Kayaköy

my-creative-ajans-o6PHE_4EZ1Q-unsplash.jpg

Foto: My creative ajans – unsplash

Localizada a cerca de oito quilômetros ao sul de Fethiye, encontra-se a vila fantasma de Kayaköy. Durante muito tempo, esse local foi habitado por uma comunidade majoritariamente cristã ortodoxa grega, mas foi abandonado durante as turbulentas primeiras décadas do século XX. Parte de sua arquitetura foi restaurada, mas a maioria foi deixada como um museu aberto.

Os gregos otomanos viveram dentro do império em relativa paz por centenas de anos, mas isso mudou após a Primeira Guerra Mundial, com a Guerra Greco-Turca de 1919-1922 resultando em uma troca populacional.

Kayaköy tinha uma população de 6.000 na época em que foi abandonada, mas sua história remonta ao século VII, quando era um bispado cristão. 

As principais atrações do vilarejo são: túmulos ao estilo da Lícia, casas, edifícios escolares e igrejas dos séculos XVIII e XIX.

– Vale das borboletas

Ao sul de Ölüdeniz há uma praia que é praticamente inacessível por terra, pois encontra-se ao final de um cânion com paredes rochosas que se elevam a 350 metros.

O Vale abriga mais de 80 espécies de borboletas, e é um passeio popular de barco em Ölüdeniz.

Durante o passeio, não deixe de se divertir em suas águas cristalinas e de visitar o famoso café sediado na areia da praia.

– Passeios de barco

ahmet-kemal-OINkLUzc2Lc-unsplash.jpg

Fethiye é o lar de um dos portos naturais mais bonitos da Turquia e é conhecida como a base para uma viagem de iate. A mais famosa dessas rotas é o Blue Cruise, uma viagem de iate de três noites entre Fethiye a Olympos.

As viagens são realizadas diariamente durante os meses de verão. A atividade é uma bela maneira de experimentar esta bela e acidentada costa, nadar em lindas águas cristalinas e aproveitar momentos inesquecíveis a bordo de um Gulet (veleiro turco).

Um itinerário específico para conhecer Fethiye e a região:

Introdução

Dia 1: Chegada em Fethiye
Dia 2: Praia Dalyan e Iztuzu
Dia 3: Pamukkale e Hierápolis
Dia 4: Desfiladeiro Saklikent e Safari de Jeep e Hammam Turco

Itinerário

Comece e termine em Fethiye! Com tour turístico para Fethiye de 4 dias, você irá poder desbravar tudo sobre essa cidade fantástica.

Este pacote de férias para Fethiye inclui acomodação em um hotel, serviços com um guia particular, seguro da viagem para atendimento no local, refeições, transporte e muito mais.

Introdução

Irá conhecer a cidade por sua história e por sua natureza juntos. Em 4 dias, irá desbravar todas as belezas memórias desta linda região.

Vai passar por Dalyan, cercada por florestas de pinheiros perfumadas, as águas azuis cristalinas do Mediterrâneo e a história que o levará à incrível cidade antiga de Caunos, com tumbas de pedra e banhos de lama.

Passará tempo na praia de Iztuzu, famosa pelas tartarugas cabeçudas. Continuação para Pamukkale com sua paisagem única de degraus brancos em cascata formados ao longo de milhares de anos por águas termais contendo óxido de cálcio.

Mergulhará os pés e desfrute das águas curativas antes de visitar a cidade de Hierápolis.

Dia 1: Chegada em Fethiye

Recepção no aeroporto.

Um membro da nossa equipe irá buscá-lo no aeroporto ou porto de balsas em Fethiye e levá-lo ao seu hotel, onde você poderá relaxar pelo resto do dia antes de se aventurar em alguns locais incríveis ao longo da costa turca no próximo dia.

Dependendo do horário de chegada, irá poder explorar as ruas estreitas da cidade velha de Fethiye e o Bazar Paspatur ou dar um passeio até as Tumbas de Pedra de Amyntas, onde o belo pôr do sol que se estende pelo mar vai de tirar o fôlego ou saborear algo frio em um dos bares ou cafés perto da beira da água.

Passeios opcionais para este dia caso chegar cedo na cidade

Também há tempo para adicionar um passeio extra ao seu dia, então, se você está procurando por aventura, talvez um desses passeios seja algo que você gostaria de adicionar ao seu dia.

Parapente: Não muito longe do centro de Fethiye está o lindo resort à beira-mar de Ölüdeniz, que é visto pela montanha Babadag e é aqui que as pessoas vêm de longe para experimentar o fantástico esporte do parapente.

Mergulho: Este pode ser o momento perfeito para você experimentar o mergulho, as águas do Mediterrâneo são mornas e límpidas, tornando-o o local perfeito.

Cruzeiro de barco em Butterfly Valley:

Um curto cruzeiro de distância e você poderá entrar na maravilha natural do Vale das Borboletas, um desfiladeiro profundo que ao longo do ano é conhecido pelas centenas de variedades diferentes de espécies de borboletas, um ótimo lugar para passear e explorar.

Retornando do Vale, o barco fará uma parada na Ilha de São Nicolau, onde você terá tempo para nadar e até mesmo fazer uma curta caminhada até o topo para ver o incrível pôr do sol sobre o oceano.

Pernoite em Fethiye.

Dia 2: Praia Dalyan e Iztuzu

Esta manhã, após o café da manhã, você será buscado em seu hotel e fará uma viagem para visitar a pitoresca cidade litorânea de Dalyan. A estrada através das montanhas leva cerca de 1 hora e meia para chegar lá. O rio Dalyan atravessa o centro e é aqui que você embarcará em seu barco para um cruzeiro interessante.

Você passará pelas antigas tumbas de pedra esculpida na encosta da montanha e, em seguida, chegará aos banhos naturais de lama de enxofre.

Esta é uma grande experiência e uma oportunidade para mergulhar da cabeça aos pés.

No final do dia, quando toda a lama foi lavada, você viajará para a praia de Iztuzu, famosa área de reprodução das belas tartarugas cabeçudas, e se você adora fazer compras, passará um breve período em uma loja de artesanais.

Ao final do dia, iremos levar você de volta para seu hotel que já está incluso em nosso preço do pacote.

Dia 3: Pamukkale e Hierápolis

A excursão de hoje começa cedo, pois a viagem para a região de Denizli, na Turquia, levará aproximadamente 4 horas e é aqui que você verá dois locais incríveis, porém muito diferentes.

A primeira vez que você colocar os olhos em Pamukkale, entenderá de onde vem seu nome, Pamukkale se traduz em Castelos de Algodão e como as águas vêm de um vulcão adormecido nas profundezas do subsolo e estão cheias de cálcio que cascateando montanha abaixo criam essas piscinas brancas em camadas. em cima do próximo.

Caminhe ao longo dos terraços e vagueie pelas águas como muitos fazem há milhares de anos.

Hierápolis Antiga é uma cidade continuamente escavada e localizada logo acima das águas de Pamukkale, situada em um grande planalto plano. É patrimônio mundial da humanidade desde 1988. O teatro é, construído no século II, é simplesmente deslumbrante. Hierapolis foi construída aqui porque antes da era da medicina moderna, as pessoas se aglomeravam nas águas com suas habilidades de cura. Há também uma grande piscina onde você pode nadar entre colunas de edifícios antigos, tornando-a uma maneira mágica de se refrescar.

Sua viagem de retorno a Fethiye será no início da noite, no retorno a Fethiye você será deixado em seu hotel.

Pernoite em Fethiye.

Dia 4: Desfiladeiro Saklikent e Safari de Jeep e Hammam Turco

Hoje você vai caminhar 20 quilômetros em um dos desfiladeiros mais longos da Europa em Saklikent, onde a água gelada refrescante vai tirar o fôlego, mas é bem-vindo no calor do sol de verão turco, onde as águas esculpiram as rochas e onde no final do desfiladeiro você será premiada com uma cachoeira.

Dependendo da época do ano, há uma pequena taxa de acesso.

Se você decidir, pode descer a garganta de rafting, novamente, há uma taxa extra. Espalhados por esta região, há depósitos de argila ou banhos de lama, um sonho de esteticista que se torna realidade, e eles dizem que vai fazer você parecer dez anos mais jovem.

Um tratamento de corpo inteiro ou apenas esfregar as mãos é uma experiência maravilhosa e você vai gostar de lavar tudo no curso inferior do desfiladeiro.

Em 43 DC, a região da Lícia tornou-se parte do Império Romano, no qual Tlos era uma cidade movimentada e agitada. Embora neste passeio não entremos neste sítio arqueológico, você poderá desfrutar de uma bela vista panorâmica.

Que melhor forma de terminar o dia do que com um relaxante banho turco, desfrute de uma das mais antigas e doces tradicionais da Turquia!

Sempre se usou sabonete de Azeite Natural, o perfume pode levá-lo de volta a tempos antigos. Deite-se sobre o mármore quente e desfrute de um milhão de pequenas bolhas em toda a sua pele.

Você retornará a Fethiye, onde sua viagem chegará ao fim.

Final do dia, iremos levar você para o porto, ou aeroporto ou para a rodoviária conforme ao plano da sua viagem. Caso quiser ir para Capadócia ou para Istambul, podemos organizar essa parte também com um serviço impecável.

Adeus Fethiye! Obrigado por viajar conosco!

Entre em contato conosco em nosso escritório para quaisquer solicitações relacionadas a voos domésticos ou viagem de ônibus para o destino de sua preferência.

Como Guia na Turquia poderia me ajudar?

Caso deseje conhecer as belezes de Fethiye, conte com o nosso apoio. Ao contratar os nossos serviços, você terá a assessoria de um guia fluente em português, que irá auxilia-lo durante sua estadia na cidade.

Inclusive você pode realizar a sua viagem pela Turquia com o nosso pacote de 7 dias e no final deste itinerário, podemos organizar essa parte de extensão para você visitar Fethiye.

Igualmente, nós fornecemos todos os serviços necessários para sua viagem no país, entre eles: hospedagem, emissão de bilhetes aéreos, transfer, intérpretes, guias privados e muito mais.

Para solicitar cotação para pacote de viagem para Turquia ou para reservar algum serviço, por favor, comunique:

E-mail: turquiaguia@gmail.com

Whats-app:

55 11 96042–9034

55 11 95463–9659

55 11 98942–5934

www.guianaturquia.com

Leave a reply

Your email address will not be published.

Open chat
Olá!
Bem-vindo(a) em nosso site!
Por favor me passe mais detalhes sobre seu plano!
Se você tem interesse em algum pacote publicado em nossa página, por favor passe para nós qual você mesmo.
Sendo assim, iremos atender você com o jeito mais prático e correto!