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Joia bizantina guardada em Istambul: Igreja de São Salvador em Chora

Joia bizantina guardada em Istambul: Igreja de São Salvador em Chora

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Igreja de São Salvador em Chora

Istambul tem mais a oferecer do que monumentos bizantinos. Esta obra cheia de mosaicos e afrescos alinhada à sombra das monumentais paredes recebe uma fração do número de visitantes que a famosa Aya Sofya atrai, mas merece reconhecimento igualmente fascinante da arte bizantina. Confira nosso post:

A igreja de São Salvador em Chora (também conhecida como igreja Kariye),é um monumento ortodoxo medieval grego, mas que atualmente é usado como mesquita no bairro de Edirnekapi. O interior do edifício é coberto com alguns dos mais antigos e melhores mosaicos e afrescos bizantinos que existem na terra.

História

A Igreja de Chora foi construída no início do século IV como parte de um complexo de mosteiro fora das muralhas da cidade de Constantinopla erguido por Constantino, o Grande, ao sul do Chifre de Ouro. No entanto, quando Teodósio II construiu suas formidáveis paredes de terra em 413–414, a igreja foi incorporada às defesas da cidade, mas manteve o nome Chora (para o suposto simbolismo do nome, que significa algo como “Nação” ou “País”).

No século XI, Maria Ducaina, a mãe adotiva de Alexius I Comnenus, reconstruiu a Igreja de Chora sob um estilo arquitetônico popular da época, que se assemelhava como uma cruz. Porém, no início do século XII, a estrutura da igreja sofreu um colapso devido a um terremoto.

A igreja foi reconstruída por Isaque Comnenus, o terceiro filho de Alexius. No entanto, foi apenas após a terceira fase de construção, dois séculos depois, que a igreja tal como se encontra hoje foi concluída. O poderoso estadista bizantino Theodore Metochites adornou a igreja com muitos de seus belos mosaicos e afrescos. Embora os artistas responsáveis permaneçam desconhecidos, a impressionante decoração do interior do edifício é um dos melhores exemplos do Renascimento Paleólogo.

No final do século XIII e no início do século XIV, o mosteiro foi lar do estudioso Máximo Planudes, que foi responsável pela restauração e reintrodução da Geografia de Ptolomeu para os bizantinos e para os intelectuais da Itália renascentista. Durante o último cerco de Constantinopla em 1453, o Ícone de Theotokos Hodegetria, considerado o protetor da cidade, foi trazido a Chora a fim de auxiliar os defensores contra o assalto dos otomanos.

Em 1945, o edifício foi designado um museu pelo governo turco. Em 1948, os americanos Thomas Whittemore e Paul A. Underwood, do Instituto Bizantino da América e do Centro de Estudos Bizantinos de Dumbarton Oaks, patrocinaram um programa de restauração. A partir dessa época, o prédio deixou de ser uma mesquita. Já em 1958, foi aberto ao público como um museu.

Em novembro de 2019, o Conselho de Estado turco, o mais alto tribunal administrativo do país, ordenou que ela fosse reconvertida em uma mesquita. Em agosto de 2020, seu status foi alterado.

A mudança para converter a Igreja de Chora em uma mesquita foi amplamente condenada pelos cristãos ortodoxos gregos e protestantes na Turquia. Isso causou uma forte repreensão por parte da população.

No entanto, na sexta-feira, 30 de outubro de 2020, orações muçulmanas foram realizadas no local pela primeira vez após 72 anos.

Características internas do edifício

Mosaicos

A maior parte do interior da obra é coberta com mosaicos que retratam a vida de Cristo e da Virgem Maria. Há também uma representação impressionante de Jesus e seus ancestrais (A Genealogia de Cristo). Na cúpula esquerda do nártex está um mosaico serenamente bonito de Maria e o Menino Jesus rodeado por seus ancestrais.

Afrescos

À direita do edifício está uma capela lateral construída para abrigar os túmulos do fundador da igreja e seus parentes, amigos próximos e associados. Este é decorado com frescos que tratam dos temas da morte e ressurreição, retratando cenas retiradas do Antigo Testamento. A impressionante pintura é conhecida como Anastasis e mostra um Cristo poderoso levantando Adão e Eva de seus sarcófagos, com santos e reis presentes. As portas do inferno são mostradas sob os pés de Cristo. Menos majestosos, mas não menos bonitos, são os afrescos que adornam a cúpula, que mostram Maria e 12 anjos acompanhantes. No teto entre esta cúpula retratando o Juízo Final, como descreve o Livro do Apocalipse em um branco deslumbrante com detalhes dourados.

Detalhes
Kariye Camii Sokak 18, Edirnekapı

0212–631 9241

Horário de funcionamento:

9h-18h30 abr-set, às 16h30 out-mar

Preço: Gratuito

adulto liras turcas

Criança: gratis.

 

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